Seguidores

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Retorno a Mystara - Parte 3 - Conhecimento do Mundo 2

De volta à nossa viagem por Mystara, chegamos à nação mais poderosa do Mundo Conhecido (ou talvez não tanto, mas isso fica pra outra oportunidade...): Thyatis!

Dessa vez, além do meu próprio resumo sobre a nação, que inclui um Benefício Regional para uso com a 4ª edição de D&D, apresento um Arquétipo Marcial para a classe Guerreiro, para uso com a 5ª edição!! O Arquétipo pode ser escolhido, com a permissão do DM, a partir do 3º nível na classe, conforme está no documento Basic Rules 0.2 ou no Player's Handbook. O crédito desse arquétipo vai para o Paulo Frota, do grupo do Facebook "D&D Next"!! (Eu apenas fiz umas "edições" do conteúdo, pra personalizar para o blog). O contato do cara, pra quem quiser tirar dúvidas:
prof.paulofrota@gmail.com

http://roncarney.com/mystara/maps/thyatis-8.png

Thyatis



Uma das maiores, mais ricas e mais influentes nações majoritariamente humanas do Mundo Conhecido, o Império de Thyatis está localizado no extremo sudeste do continente de Brun, e inclui não apenas o território principal continental, mas uma infinidade de ilhas marítimas (de pequenas a imensas) e algumas províncias em outros continentes. Fortemente militarizada e ambiciosa, a nação de Thyatis ainda dá combate a muitas nações, ditas “bárbaras”, de além-mar, buscando conquistar novos territórios. Muitas vezes, essa tendência conquistadora coloca Thyatis em conflito contra Alphatia, um poderosíssimo reino Arcanocrata de muito ao leste do Mar do Amanhecer.



O povo Thyatiano presente toma como valores principais de sua cultura a eficiência, a riqueza, o poder e a esperteza. Só merece lugar ao sol quem é capaz de demonstrar força como um guerreiro ou de superar obstáculos e pessoas através de engodo. Mas a eficácia administrativa que tanto lhes dá orgulho está em risco, pois os políticos e militares de alto escalão tornam-se cada vez mais corruptos e adeptos de orgias. O Império, desse modo, assemelha-se muito à Roma em seu auge... e à beira de sua queda. Apenas alguns raros heróis procuram ser modelos de benevolência e altruísmo, e mesmo eles têm de tomar cuidado com seus vizinhos, para que a inveja e a intriga não os derrubem.



Para o patrício thyatiano típico, qualquer nação além da sua não passa de uma “colônia” – e se não é de fato, um dia será. Os membros das províncias, quando visitam o território continental, são tratados com curiosidade, mas ainda sim reconhecidos como legítimos cidadãos. Thyatis procura assimilar suas culturas, aprender seus idiomas, incorporar a sua moda. Desse modo, um visitante em Thyatis poderá encontrar todos os tipos de pessoas, humanos ou não, e mesmo que o idioma thyatiano seja o “Comum”, vários outros idiomas e dialetos poderão ser ouvidos nas ruas.



Nenhuma nação teve maior influência na história do Mundo Conhecido que Thyatis. Fosse através de migração e colonização pacífica, ou tomando territórios à força, cidadãos de Thyatis estiveram por todas as partes de Brun. Como conseqüência, Thyatis é uma nação repleta de aliados e inimigos. Além disso, o idioma thyatiano é um dos mais conhecidos e falados.



Moeda: O Lucin vale 1 peça de ouro; o Asterius vale 1 peça de prata; o Denarios vale 1 peça de cobre; algumas peças de platinum são produzidas em séries limitadas, chamadas Imperador.



Principais informações geográficas: O território principal de Thyatis fica no extremo sudeste de Brun; a fronteira norte de Thyatis é marcada pelas Montanhas Altan Tepes, ao norte do que fica Ylaruam; o limite oeste é dado pela Floresta Dymrak, onde habitam elfos e goblinoides; ao sul está o Mar do Pavor e ao leste o Mar do Amanhecer. Algumas de suas principais cidades são: Kerendas (100.000), lar de formidáveis cavaleiros e rico porto marítimo; Porto Lucinius (40.000), não tanto uma cidade quanto um porto militar; Hattias (30.000), localizada na ilha de mesmo nome, lar da melhor infantaria de Thyatis, mas de um povo intensamente arrogante e xenofóbico; Foreston (5.000), entreposto humano no Condado de Vyalia (um condado élfico); Tel Akbir (20.000), construída pelos alasianos de Ylaruam e expandida e dominada por Thyatis, um misto de duas culturas bastante distintas; Makrast (3.000), cidade de anões, no Baronato de Buhrohur, onde humanos e outros não são permitidos, exceto pelos representantes do Império; Biazzan (12.500), um paraíso do conhecimento, onde fica uma universidade; e é claro, a Cidade de Thyatis (600.000), centro do Império, cujo povo acredita que ali assenta-se o verdadeiro império, e o resto são apenas “anexos”.


Benefício Regional (4ª edição): escolha Tolerância, Intuição ou Blefe. Juntamente com História, adicione a Perícia escolhida a sua lista de Perícias de classe. Além disso, as duas Perícias recebidas recebem +1 de bônus. Por fim, escolha um idioma adicional para ler, escrever e falar.


http://www.norwold.net/images/thyatis.gif

CENTURIÃO THYATIANO
Em uma nação de conquistadores que valorizam o combate acima da maioria dos outros assuntos, é de se esperar que o serviço militar seja importante e respeitado, e assim é em Thyatis. Dessa forma, as Legiões Thyatianas são provavelmente o mais famoso e bem treinado exército do Mundo Conhecido.

O exército Thyatiano tem diversas legiões ativas, além de várias outras unidades. Todos os nobres devem manter soldados e cavalaria de acordo com seu posto para proteger seu domínio. O Imperador pode solicitar essas forças em épocas de guerra. Soldados também fazem "treinamento cruzado", servindo periodicamente sob as ordens de nobres diferentes ou do Imperador para obterem experiência em outros ambientes.

O exército regular de Thyatis é dividido em varias legiões numeradas (por exemplo, Oitava Legião, Décima-Quarta Legião, etc.) e o número total de legiões varia de um momento para outro, à medida que nobres ascendem e caem nas graças do Imperador. Uma legião é tipicamente composta de 4 a 6 coortes de 800 homens, mais um destacamento de cavalaria de 200-300 homens. Um senador comanda cada legião. Uma coorte tem 400-500 homens de infantaria pesada, 100-200 homens de infantaria leve e 200 arqueiros. Cada coorte é comandada por um tribuno, e cada grupo de 100 homens é comandado por um centurião (posto equivalente ao de capitão) promovido dentre os soldados.

Homens e mulheres servem igualmente nas forças militares Thyatianas, mas abaixo do nível de centurião as unidades são divididas por sexo. Assim, uma centuriã vai comandar coortes de soldados mulheres, enquanto um centurião vai comandar outros homens. Postos superiores podem ser ocupados por pessoas de qualquer sexo.

Vantagem Marcial: no 3º nível, uma vez por turno o centurião pode causar +2d6 pontos de dano com um ataque feito com uma arma de combate corpo-a-corpo, desde que tenha vantagem na rolagem de ataque. O centurião não precisa de vantagem na rolagem de ataque se outro inimigo do seu alvo (como um aliado, por exemplo) estiver a 1,5 m (1 quadrado) de distância do alvo, desde que este inimigo não esteja incapacitado e o centurião não tenha desvantagem na rolagem de ataque.

Parede de Escudos: no 7º nível, você pode comandar seus aliados a erguerem uma parede de escudos usando uma ação bônus. Caso os aliados decidam seguir suas orientações, você e todos os aliados a até 1,5 m (1 quadrado) uns dos outros que estejam portanto um escudo recebem o equivalente a 3/4 de cobertura (bônus de +5 na CA e vantagem em salvamentos de Destreza) até o início do seu próximo turno. Enquanto a parede de escudos estiver formada, você e todos os aliados têm seu deslocamento reduzido à metade. Qualquer aliado que se afaste a mais de 1,5 m (1 quadrado) de outro aliado na parede de escudos perde esses benefícios. Você deve possuir pelo menos um aliado equipado com um escudo para erguer uma parede de escudos. Opcionalmente, caso você não possua aliados para erguer uma parede de escudos, ao usar a ação Esquivar, você recebe os benefícios dessa habilidade, mas apenas para você mesmo (esses benefícios são cumulativos com aqueles descritos na ação Esquivar).

Sequência de Golpes: no 10º nível, você pode exaurir as defesas dos seus adversários com golpes precisos e letais. Cada vez que você acertar um ataque, o ataque seguinte feito contra o mesmo alvo na mesma rodada recebe um bônus cumulativo de +1 na rolagem de ataque e +2 no dano.
Exemplo: um centurião de 12º nível pode realizar 3 ataques com a ação ataque. Seu primeiro ataque acerta e ele causa dano normal. O segundo ataque é feito com bônus de +1 na rolagem de ataque e +2 no dano e também acerta. O terceiro ataque é feito com bônus de +2 na rolagem de ataque e +4 no dano.

Vantagem Marcial Aprimorada: no 15º nível, o dano da habilidade vantagem marcial aumenta para +5d6.

Execução: no 18º nível, você ganha vantagem nas rolagens de ataque contra criaturas que ainda não tiveram um turno em combate. Adicionalmente, qualquer acerto contra um oponente contra o qual você possua vantagem na rolagem de ataque é um acerto crítico.



2 comentários:

Fernando Hax disse...

Estou adorando esta sua série de postagem. Estou fortemente inclinado a fazer de seu trabalho! Parabéns e por favor, continue!

Fernando Hax disse...
Este comentário foi removido pelo autor.