Seguidores

domingo, 21 de setembro de 2014

Retorno a Mystara - Parte 4 - Os idiomas do mundo

Enquanto ainda estou trabalhando meu artigo sobre a próxima nação importante do Mundo Conhecido - Darokin, a República do Ouro - deixo para os meus seguidores RPGistas mais um detalhezinho "acadêmico" sobre o lado 'jogável' de Brun. Apresento-lhes um texto rápido sobre as línguas faladas por essas bandas.



IDIOMAS
As regras para idiomas e formas de escrita em Mystara são diferentes daquelas estabelecidas nos Livros do Jogador (seja da 4ª ou 5ª edição). Este texto esclarece como isso funciona.
O idioma 'Comum' no Mundo Conhecido é o originado do Império de Thyatis, e é adotado no Grão Ducado de Karameikos, na República de Darokin, nos Principados de Glantri, nos Cinco Condados e no Reino de Ierendi. Também é adotado como 'Comum' em Alfheim e Rockhome, embora dentro dessas nações seja mais comum falar élfico ou anão, respectivamente, do que o 'Comum' para humanos.
Em Karameikos, adicionalmente, existe o idioma do povo nativo e mais antigo, o traladarano, mas nem todos os karameikanos o conhecem, nem mesmo entre os de descendência traladarana, pois seu aprendizado, desde que a região foi dominada por Thyatianos (há cerca de 100 anos), depende tanto de tradição familiar, quanto de vontade individual. Alguns dos domínios extracontinentais de Thyatis enquadram-se também nesse tipo de situação, bem como Ierendi, onde uma língua local coexiste com o ‘Comum’.
Em contrapartida, existem nações que adotam seus próprios idiomas como 'Comum' e tratam o idioma Thyatiano como língua estrangeira. Os Canatos de Ethengar têm o Ethengariano como idioma 'Comum'. O Antaliano é adotado nos domínios Heldânicos e nas terras de Ostland, Vestland e em Soderfjord.
Os monstros humanóides, vivendo de forma nômade e 'não-civilizada', ou mesmo aqueles que vivem nas Terras Arruinadas, adotam idiomas próprios de suas raças (e distintos e confusos dialetos tribais) para falar, mas não sabem escrever, na maioria das vezes; quando o fazem, possivelmente usam o alfabeto dos humanos. Nas Terras Arruinadas, Thar, o grande Rei das Dez Tribos, fez difundir-se um idioma 'comum' aos humanóides, o Thariano, mas ele não é usado fora dali.

http://edwinarenas.com/wp-content/uploads/2011/12/reescribiendo-enlaces-a-mano.jpg

Nenhum comentário: